Fábio Dantas e Styvenson se negam a assinar compromisso com o Movimento de Combate à Corrupção

Os candidatos ao Governo do RN, senador Styvenson Valentim (Podemos) e Fábio Dantas (Solidariedade), rejeitaram na manhã desta quarta-feira (31), assinar uma carta de compromisso com pontos a serem cumpridos pelo próximo governador do RN, proposto pelo Movimento Articulado de Combate à Corrupção (MARCCO) do RN, em evento realizado no auditório da OAB-RN.

As propostas que foram apresentadas pelo MARCOO têm como objetivo firmar o compromisso em fortalecer a transparência estadual e os instrumentos de prevenção e combate à corrupção do RN, caso sejam eleitos.

Na ocasião, foi registrada uma pequena confusão após o Movimento informar que a atual gestão cumpriu 90% dos compromissos firmados em 2018.

O Senador Styvenson queria debater os pontos apresentados pelo documento, mesmo tendo recebido o documento anteriormente. Fábio Dantas acusou o marco de fazer um “showmício” para a governadora. Esta é a primeira vez, desde 2008, que candidatos se negam a assinar o compromisso.

O secretário de Tribunal de Contas da União no RN e coordenador do Marcco-RN, José Arimathea Valente Neto, avaliou que pode ter ocorrido um mal-entendido dos candidatos, pois desde o início do evento foi informado que não haveria debate ou os pontos da agenda poderiam ser discutidos.

“Se tratava de adesão ao termo de compromisso elaborado pelo Marcco, contendo nove pontos relacionados a prevenção e combate à corrupção. Todos foram alertados, no início do evento, que não seria dada a palavra aos candidatos, não estavam em discussão as realizações relativas à agenda propositiva 2018, nem estavam em discussões os pontos da agenda propositiva 2022, pois se trata de um termo de adesão”, disse o o coordenador do Movimento.

O MARCCO-RN é um movimento de articulação entre entidades públicas, privadas e pessoas físicas que firmaram um termo de compromisso de cooperação em dezembro de 2007. A principal missão é promover o debate contínuo, democrático e propositivo sobre a corrupção, seus efeitos e mecanismos de controle.

Post navigation

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *