Preso desde o dia 7 de abril, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera as intenções de voto na disputa pela Presidência com 41%, segundo pesquisa estimulada do Vox Populi/CUT divulgada nesta quinta-feira. Em segundo lugar está o presidenciável Jair Bolsonaro, com 12%. Ciro Gomes (PDT) tem 5%, seguido por Marina Silva (Rede) e Geraldo Alckmin (PSDB), ambos com 4%.
Na pesquisa anterior, Lula tinha 39%. Bolsonaro manteve os 12% do levantamento passado. Ciro tinha 4%; Marina, 6%; e Alckmin, 3%. As oscilações estão dentro da margem de erro da pesquisa, que é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
O melhor desempenho de Lula continua sendo no Nordeste, onde o petista alcança 58% das intenções de voto. O pior desempenho é no Sudeste, com 33%.
Na simulação de um eventual segundo turno com Lula, o pré-candidato que tem o melhor desempenho para enfrentar o petista é Bolsonaro e o pior é Alckmin.
No cenário de Lula com Bolsonaro, o petista tem 50%, e o pré-candidato do PSL, 16%. Contra Marina, Lula tem 50%, e a pré-candidata do Rede, 12%. Se a disputa for contra Ciro, o petista tem 50% e o pré-candidato do PDT, 11%. Já contra Alckmin, Lula tem 52% e o tucano, 10%.