VÍDEO: ‘Quem pediu para o senhor fraudar?’: deputado pastor viraliza ao fazer Delgatti responsabilizar Bolsonaro

O deputado federal Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ) viralizou nas redes sociais após fazer sete questionamentos ao hacker Walter Delgatti que responsabilizou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em respostas seguidas. O episódio ocorreu em sessão da CPI do 8 de janeiro na manhã desta quinta-feira (17).

“Quem pediu para o senhor tentar fraudar esse sistema?”, disse o pastor. E o hacker respondeu: “Carla Zambelli, por ordem do presidente Bolsonaro. Do ex-presidente Bolsonaro”.

Em seguida, o deputado perguntou quem teria lhe pedido para assumir a autoria de um suposto grampo contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e quem teria o convidado para fazer uma propaganda eleitoral colocando em xeque as urnas eletrônicas. Delgatti respondeu as duas perguntas com “Presidente Bolsonaro”.

O pastor também questionou o depoente sobre o encaminhamento ao Ministério da Defesa e lhe prometido um indulto, caso fosse preso. A respostas para essas perguntas também foram “o então presidente Bolsonaro”. A fala do psolista se pautou em trechos do depoimento em que Delgatti afirmou que teria sido convidado por Bolsonaro a estrelar uma propaganda eleitoral em que faria uma simulação com as urnas eletrônicas.

A ideia do plano seria “provar” que um voto poderia virar outro, colocando em xeque a legitimidade do sistema. Como garantia, caso o hacker fosse preso, o ex-presidente teria prometido conceder um indulto ou até mesmo “prender o juiz”.

“(Bolsonaro) disse que em troca, eu teria o prometido induto. E ele ainda disse assim, olha: se caso alguém te prender, eu mando prender o juiz, ele usou essa frase”, disse Delgatti.

Nas redes sociais, o momento de interação entre Delgatti e Pastor Henrique Vieira obteve grande repercussão. O senador Humberto Costa (PT-PE) foi uma das personalidades que publicaram sobre o embate. “Todos os crimes levam ao mesmo nome: Jair Bolsonaro”, disse o petista.

Fonte: O Globo e 98 FM