
As atividades comemorativas incluem alvorada, hasteamento de bandeira, atividades esportivas, show pirotécnico e termina shows musicais em praça pública. A festa, que começará a partir das 22h, terá como atrações Giannini Alencar, Isaque Galvão e Berg Felix e Arrastões do Forró.
Foi no final do século XIX, que surgiram os primeiros sinais de um povoamento, em terras banhadas pelo rio Jacu e pelo riacho Várzea. Assim teve início a comunidade de Várzea, fundador Ângelo Bezerra, que já nascia forte, impulsionada pela prosperidade na agricultura e o bom desempenho na pecuária. Motivados pelo crescimento das atividades agrícolas e pecuárias no município sede de Goianinha, agricultores resolveram procurar novas terras para o trabalho.
A busca por novos territórios chegou à região situada nas proximidades do riacho Várzea no início do século XX, começando, assim, a exploração da área com instalação de sítios, fazendas e moradias.
O povoado pertenceu ao município de Goianinha durante a primeira metade deste século. Só em 20 de dezembro de 1959, através da Lei nº 2.586, Várzea desmembrou-se, tornando-se município do Rio Grande do Norte.
Salve sua Bandeira;
Salve nosso heroico, Rio-grande;
Salve nossa gente altaneira”
(fragmento do hino do município)