UFRN oferta 750 vagas para cursos licenciatura e bacharelado EaD

O Núcleo Permanente de Concursos (Comperve/UFRN) publicou dois novos editais com vagas para cursos de graduação a distância na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). São mais de 750 vagas disponíveis, sendo 570 para cursos de licenciatura, nas áreas de Física, Geografia, Matemática e Química, e 200 vagas de bacharelado em Administração Pública. As oportunidades são para os polos de Caicó, Caraúbas, Currais Novos, Guamaré, Lajes, Luís Gomes, Jundiaí (Macaíba), Macau, Marcelino Vieira, Nova Cruz, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante.

No caso dos cursos de licenciatura a distância, o interessado em participar do processo seletivo deve possuir certificado de conclusão do Ensino Médio. A classificação dos candidatos em cada curso/polo será realizada com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), em uma das edições realizadas nos anos de 2017, 2018, 2019, 2020, 2021 ou 2022. Já para o curso de bacharelado em Administração Pública EaD, as vagas destinam-se a agentes públicos da Administração Pública nos níveis federal, estadual e municipal dos tipos Administrativos e Políticos.

O Edital 01/2023 e o Edital 02/2023 estão publicados na página da Comperve/UFRN na internet. Para conferir os documentos digitais, é preciso acessar a aba “Educação Superior a Distância” e clicar na seção “Novos”. Nos anexos dos editais, estão detalhadas as informações sobre a destinação das vagas por curso e os polos. Além disso, os inscritos têm à disposição a “Agenda do Candidato” para acompanhar o passo a passo do cronograma dos processos seletivos. As inscrições poderão ser efetuadas a partir desta terça-feira 17 até o dia 6 de fevereiro de 2023. A taxa de inscrição custa R$ 30. Acesse:

Janeiro Branco na UFRN tem ações presenciais

Oficina de mandala, cine-debate e roda de conversa. Essas são as atividades desta semana pela campanha Janeiro Branco, que está na 8ª edição. As ações acontecem presencialmente, todas no Serviço de Psicologia Aplicada (Sepa), localizado no Campus Central, em Natal.

A primeira ação da semana será a Oficina de mandala, realizada nesta terça-feira 17, das 14h30 às 16h. A atividade terá como facilitadora Daiane Golbert, que vai discorrer como Neurociência e mandalas podem ajudar no bem-estar psíquico. Nessa atividade, os participantes irão conhecer um pouco sobre a relação entre neurociências e criatividade e experimentar desenhar mandalas. Daiane tem experiência nas duas áreas e ressalta que, à medida em que os participantes constroem mandalas, a criatividade é despertada, podendo proporcionar bem-estar e autoestima.

A outra atividade é o Cine-debate por um olhar psicanalítico, que acontece na quinta-feira, 19, das 9h às 12h30, também no Sepa. Quem irá conduzir a ação é a facilitadora Alcilea Medeiros. A proposta é que o cinema possa proporcionar espaço de diálogo e reflexão sobre o cotidiano. Nessa atividade, um filme escolhido pela facilitadora será o disparador da conversa, conduzida com o olhar psicanalítico da convidada. O conhecimento sobre o filme escolhido acontecerá durante a ação. A atividade de discussão do filme será presencial.

A campanha promove, na sexta-feira 20, das 14h às 16h, a roda de conversa sobre educação não violenta. O público-alvo é, especialmente, pais de crianças e adolescentes. A atividade, que terá a condução de Patricia Souza e Ediana Gomes, busca promover uma reflexão acerca de um papel que é basilar na construção da sociedade, a educação/formação de crianças e adolescentes, e, a partir disso, a construção de outros discursos e ações alternativas.

A roda de conversa sobre educação não violenta é um convite para acolher emoções e sentimentos no exercício da missão de acompanhar a formação de crianças e adolescentes. A proposta é refletir sobre esse processo na sociedade moderna, na qual a sobrecarga vivida diante da responsabilidade em acumular tantas ocupações e deveres tem ocasionado desafios particulares no exercício dessa atividade, como sentimentos de culpa e ineficiência.

Post navigation

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *