Superlotação em transporte universitário causa revolta em estudantes que cobram retorno de ônibus retirado pela prefeitura de Santo Antônio

Os estudantes universitários de Santo Antônio estão passando por grandes dificuldades e transtornos com relação aos ônibus que fazem o transporte para Natal. Segundo os usuários, a prefeitura retirou um dos ônibus e agora estão indo só dois transportar uma demanda grande de estudantes para a capital, ocasionando uma superlotação e riscos constantes à vida dos mesmos.

Em contato com o Blog Os Amigos da Onça, usuários do ônibus, relataram que o transporte com capacidade para 40 pessoas tem transportado praticamente o dobro de passageiros, sendo que muitos viajam em pé durante todo o percurso. Essa situação tem causado preocupação e revolta aos universitários que utilizam diariamente o transporte, uma vez que além do desconforto, os estudantes correm riscos de sofrer acidentes. Alguns estão chegando atrasados para assistir aula porque o ônibus que faz uma das rotas tem o itinerário maior e acaba prejudicando-os.

Um grupo de usuários dos ônibus esteve reunido esta semana com os secretários de educação e de transporte do município para reivindicar a volta do terceiro ônibus, quando na ocasião foram avisados que não terão mais o ônibus disponibilizado neste ano porque dos onze ônibus da frota da prefeitura, seis estão quebrados. De acordo com os secretários, o ônibus foi retirado por motivo de uma empresa que fornece peças de ônibus para a prefeitura ter sido denunciada e levou o Ministério Público a suspender por 90 dias o contrato e a administração estar imposibilitada de abrir uma nova licitação.

Ainda durante a reunião, os secretários comunicaram que vão entrar em recesso a partir do dia 15 de dezembro e após essa data os ônibus não irão mais fazer o transporte dos universitários até o fim do ano e só voltarão às atividades no retorno das aulas. E quem tiver provas e aulas depois vai ter se virar.

Os estudantes estão se mobilizando para irem na promotoria de justiça para conversar com a promotora em busca de uma solução para ter o retorno de um terceiro ônibus.

“Na garagem da prefeitura tem mais ônibus guardados e somos obrigados a passar por essa humilhação”, disse um dos usuários do transporte.