Sesap investiga quatro mortes com suspeita para coronavírus no RN

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) investiga pelo menos quatro mortes com suspeita para o novo coronavírus (COVID-19). A informação consta no boletim epidemiológico divulgado pela pasta na tarde desta sexta-feira, 27.

Os quatro casos são distribuídos em dois municípios: um em Parnamirim, na região metropolitana de Natal, e três de Assu, na região Oeste potiguar. A morte investigada em Parnamirim é de Maria Robervânia de Carvalho Gomes, de 47 anos. Ela faleceu no último dia 19, após buscar atendimento  para falta de ar, tosse e febre (sintomas do covid-19), na Unidade de Ponto Atendimento (UPA) Nova Esperança. Ela não constava nas listas de casos suspeitos ou confirmados de contágio pelo novo coronavírus.

“A investigação de óbitos não foi concluída. Tem quatro óbitos que estão sob suspeita, está em investigação. É um trabalho demorado, que você tem que estudar desde o vínculo epidemiológico, o prontuário médico, a escuta dos profissionais. Momentaneamente, em função da epidemia, os casos de óbitos com suspeita ou diagnóstico clínico não precisam ir para Serviço de Verificação de Óbitos, porque o sistema não daria conta. Esses resultados, não temos hoje ainda”, afirmou Cipriano Maia, titular da pasta durante entrevista coletiva com a governadora Fátima Bezerra (PT).

A Sesap esclarece que diante do atual cenário epidemiológico, os casos poderão ser reclassificados após análises, tornando imprescindível a divulgação de informações dos casos por meios oficiais, logo, o órgão reforça seu compromisso com a celeridade na divulgação das informações.