Sesap garante médicos para completar escala da UTI Pediátrica do Walfredo Gurgel

Após divulgar suspensão das atividades, a Secretaria Estadual da Saúde Pública (Sesap) e a direção do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel divulgaram nota na manhã deste sábado, 28, informando que a Cooperativa Médica (Coopmed) aceitou cobrir os plantões dos dias 29 (dia), 30 (dia) e 31 (noite) da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Pediátrica, que estava com redução no quadro de intensivistas pediátricos. Dessa forma, a Unidade não deixará mais de receber novos internamentos nos próximos dias, como havia sido anunciado.

Também havia sido anunciada a necessidade de transferência das crianças internas para outros serviços de saúde do RN e do próprio Walfredo Gurgel. Contudo, até o momento, apenas uma criança havia deixado a UTI Pediátrica e ocupado uma vaga na UTI Geral. O retorno desta criança para o tratamento intensivo pediátrico já foi confirmado.

Outra criança que foi avaliada pela pediatra do plantão da sexta-feira, 27, já estava em condições de alta e foi transferida para um leito de enfermaria. Esta permanecerá no leito, finalizando o tratamento, até o momento de receber alta do hospital.

Uma terceira criança será transferida para o Hospital Rio Grande para a realização de um procedimento cirúrgico que não é feito no Walfredo Gurgel. Esta transferência já estava solicitada pela equipe médica e não foi resultante da falta de profissionais para a cobertura dos plantões do fim de mês de dezembro.

De acordo com a assessoria de imprensa da Sesap, as falhas na escala ocorreram devido ao pedido de exoneração de dois intensivistas pediátricos do HWMG. Aliado a isso, também havia profissionais que solicitaram aposentadoria e outros que entraram de férias.

Agora RN