SEGURANÇA HÍDRICA: Santo Antônio terá mais 07 poços tubulares perfurados na zona rural

A Prefeitura de Santo Antônio garantiu a perfuração de mais sete poços tubulares para amenizar os efeitos da estiagem na zona rural do município. A ação foi uma solicitação da gestão Raulison Ribeiro, por meio das Secretarias Municipais de Agricultura e Meio Ambiente, junto à Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), através do programa RN+Água, do Governo do Estado.

Na semana passada, assistentes sociais do programa estiveram realizando visitas técnicas nas comunidades que serão contempladas com os poços. Os técnicos explicaram todas as etapas importantes para o trabalho de perfuração e instalação de poços comunitários, onde na ocasião o proprietário do terreno assina um termo de autorização pelo uso da água por toda a comunidade beneficiada.

As comunidades de Timbaúba, Jucá, Pendência, Lagoa Redonda, Lagoa da Cobra, Capim Açu e Mundo Novo foram as comunidades contempladas com a perfuração dos poços. A expectativa é que esses equipamentos possam garantir a segurança hídrica da população nas referidas comunidades rurais, garantindo segurança hídrica para centenas de famílias e animais.

O levantamento com as localidades beneficiadas com a perfuração e instalação de poços tubulares foi feito ainda nos primeiros meses de 2021, quando técnicos da SEMARH realizaram estudo de viabilidade técnica, bem como o relatório sobre a situação das famílias que moram nessas localidades. Os poços tubulares que podem chegar a 60 metros de profundidade contarão ainda com sistema de bombeamento, caixa d’água do tipo chafariz e ligação padrão de energia.

Através do programa RN+Água, o município foi contemplado com 14 poços tubulares. Na primeira etapa, foram perfurados 07 poços dos quais quatro deles estão agora aguardando a vinda da equipe da SEMARH para a instalação dos equipamentos para suprir a demanda das comunidades. Além disso, a gestão municipal realizou a perfuração de outros cinco poços com recursos próprios, garantindo mais qualidade de vida para os moradores de localidades que sofriam com a falta de água em tempos de estiagem prolongada.

Post navigation

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *