
Em parceria com o Governo do Estado, através do programa RN+Água, o município Santo Antônio foi contemplado com a perfuração de 07 poços tubulares, dos quais três já estão sendo instalados. Ao todo, foram 14 poços solicitados pela gestão municipal para atender as comunidades rurais, sendo perfurados 07 nessa primeira etapa do projeto. As comunidades de Quixaba, Barro Preto e Lagoa da Lama serão beneficiadas com água potável garantindo segurança hídrica para as famílias que residem naquelas mediações.
O prefeito Raulison Ribeiro, juntamente com os secretários de Agricultura e Meio Ambiente, Beto do Assentamento e Manoel Izaque, estiveram acompanhando de perto a perfuração dos poços nessas áreas de vulnerabilidade hídrica e garantiram total apoio às comunidades mais necessitadas a fim de ampliar o acesso à água para famílias atingidas pela seca ou falta regular de água na zona rural.
A chegada dos poços nas comunidades foi marcada por muita alegria e emoção pelos moradores. “Estamos muito satisfeitos com esse benefício que chegou, depois de anos de espera. Esse poço vai nos ajudar muito. Só tenho que agradecer a Deus e ao prefeito por essa benção”, disse um morador do sítio Quixaba.
Antes de perfurar o poço, as Secretarias Municipais de Agricultura e Meio Ambiente, fizeram as solicitações à Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hidricos do Estado (Semarh), realizaram um trabalho de mobilização social nas comunidades que receberam o equipamento, acompanharam as locações e ofereceram apoio as perfurações. Uma equipe da Semarh visitou as comunidades cadastradas para recolher o termo de cessão de uso e direito de passagem, junto aos proprietários da área onde os poços foram perfurados. “Fiz minha parte cedendo o terreno para o poço que vai beneficiar várias famílias que moram na nossa comunidade”, expressou o senhor Davi que cedeu seu terreno para o poço na comunidade do Barro Preto.
Para o prefeito Raulison Ribeiro, “essa é uma grande e importante ação para o homem do campo. Vamos lutar para conquistar mais poços para zona rural de nosso município onde grande parte da população depende do abastecimento do carro pipa da prefeitura e a dificuldade de água é enorme. Nossa gestão tem trabalhado para garantir água a todas as comunidades. A demanda é muito grande, mas jamais mediremos esforços para que toda nossa população da zona rural tenha direito assegurado de acesso à água. Água é vida, essencial e primordial para cada ser”.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Manoel Izaque, destacou a importância da instalação desses poços que vai melhorar a vida das populações dessas comunidades rurais. “É uma grande satisfação ver a instalação de um equipamento como esse, fazendo com que a água chegue a quem precisa. É gratificante ver a felicidade estampada no rosto dessas pessoas que há tantos anos esperavam por esse momento”, disse.
Para o secretário de Agricultura, Beto do Assentamento, esses poços vão beneficiar centenas de famílias com água de boa qualidade para o consumo e também na produção de suas atividades no campo garantindo melhores condições de vida para quem mora nessas comunidades. “Esses poços beneficiarão inúmeras famílias da zona rural que sofriam com a falta de água e agora terão acesso a esse bem precioso para atender as suas necessidades e fortalecer a produção no campo”.