Secretário Cipriano Maia recomenda a volta do uso de máscara em eventos públicos no RN

Crédito: Assecom / governo do estado

Em entrevista ao Jornal do Dia desta segunda-feira (28), o secretário estadual de saúde, Cipriano Maia, alertou sobre os cuidados que o potiguar deve fazer no combate às novas variantes da Covid-19. O titular da Sesap garantiu mão se tratar de alarme e sim, de uma solicitação. ”Nós precisamos aumentar as medidas de proteção para evitar a transmissibilidade. O uso da máscara é um que já é reconhecido. São Paulo já adotou a obrigatoriedade de transporte coletivo. A ANVISA adotou a exigência nos aviões e nos aeroportos. E nós vamos discutir essa medida”, garantiu.

Segundo o secretário, de imediato, o que a Sesap está fazendo é unicamente a recomendação do uso de máscara para as pessoas, as instituições, empresas, organizações podem começar a adotar isso voluntariamente. ”Para que não precise ter uma coação. Porque o que já sabemos que ela (a máscara) protege. Então a recomendação é para que todo mundo em ambientes de concentração, seja no transporte coletivo, seja nos serviços de saúde, seja em eventos passem a usar a máscara”, frisou.

Primeiramente, a Sesap fará a recomendação inicialmente para os eventos públicos. ”Estamos discutindo com o governo, e deveremos anunciar para que todos os eventos públicos passem a se exigir obrigatoriamente o uso da máscara e a verificação também da condição vacinal. O serviço de saúde também deverá usar, até porque tem um contato muito intenso entre usuários e profissionais. E a gente vai orientar nesse sentido, e esperamos que todos os atores, sejam públicos e privados possam adotar essas medidas. Isso é alarme? Não, não é alarme, é apenas uma uma recomendação de uma medida protetiva que a gente já sabe que funciona exatamente para evitar a sobrecarga dos serviços de saúde, seja para atendimento ambulatorial, para testagem, seja pra internação”, alertou Cipriano Maia.

Ponta Negra News