
A Secretaria da Administração Penitenciária (SEAP) iniciou esta semana ações de apoio aos policiais penais em adesão a campanha Setembro Amarelo que tem como objetivo a prevenção ao suicídio e a defesa da vida, além de realizar supervisão nas áreas de segurança e saúde em unidades prisionais do interior do Estado. Nesta quarta-feira, dia 23, as atividades se concentraram na Cadeia Pública Nominando Gomes da Silva, em Nova Cruz.
O secretário da Administração Penitenciária, Pedro Florêncio, visitou a unidade do Agreste Potiguar acompanhado da secretária adjunta, Ivanilma Carla, e de representantes da Ouvidoria, Inteligência, Gabinete de Segurança Institucional, Coordenadoria de Administração Penitenciária e do Departamento de Promoção à Cidadania.
Eles se reuniram com a equipe de saúde prisional, a equipe de segurança e do conselho comunitário, e promoveram mais uma etapa do Projeto Musical da Seap para os policiais penais. “Precisamos refletir sobre a saúde dos colegas e como a pandemia agravou esse problema da saúde mental. Esse momento com os servidores é importante para jogar luz no tema”, disse Pedro Florêncio.
A adesão e engajamento da Seap à campanha Setembro Amarelo deve-se a preocupação com o resultado de pesquisas que colocam os profissionais de segurança pública entre o grupo de risco ao suicídio. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o estresse inerente à função policial em conjunto com outros fatores contribuem para colocar os servidores da segurança pública nessa preocupante estatística.
A Cadeia de Nova Cruz abriga 197 detentos provisórios e conta com uma equipe de saúde prisional completa com profissionais do município. Esses profissionais também participaram de um momento de reflexão com os policiais penais e internos da unidade.