Santo Antônio realiza 1ª Conferência Municipal de Juventude

Santo Antônio realizou nesta sexta-feira (22), a sua 1ª Conferência Municipal de Juventude, com o tema “O Poder da Juventude na Transformação do RN”, um momento histórico, de participação social e envolvimento dos jovens nas discussões de propostas e ideias para o futuro do município. Um espaço de diálogo e discussão sobre o papel do jovem na construção da sociedade com cidadania e boas ideias sobre políticas públicas voltadas a juventude. O evento foi uma realização da Prefeitura de Santo Antônio, por meio da Secretaria Municipal de Educação, com a coordenação do Conselho Municipal da Juventude – CMJ.

O evento ocorreu no Espaço do Centro de Convivência dos Idosos e reuniu centenas de jovens com o propósito de discutir políticas públicas para a juventude do município. Os eixos discutidos durante o evento foram: I – Direito à cidadania, à participação social e política e à representação juvenil II – Direito à educação; III – Direito à profissionalização, ao trabalho e à renda; IV – Direito à diversidade e a igualdade; V – Direito à saúde; VI – Direito à cultura; VII – Direito à comunicação e à liberdade de expressão; VIII – Direito ao desporto e ao lazer; IX – Direito ao território e à mobilidade; X – Direito à sustentabilidade e ao meio ambiente; XI – Direito à segurança pública e ao acesso à justiça; XII – Sistema Nacional de Juventude – SINAJUVE.

O momento foi de alegria e animação. A abertura do evento contou com a apresentação do grupo cultural da comunidade quilombola de Cajazeiras Recriart. Além dos jovens participantes de várias comunidades do município, estiveram presentes no evento, autoridades municipais e representantes de diversos segmentos da sociedade civil, entre os quais, o prefeito Raulison Ribeiro, vereadores Francicarlos Santos, Edijane Ribeiro e Jonas da Saúde, secretários municipais, conselheiros tutelares, representantes do Conselho Municipal dos Direitos daz Crianças e dos Adolescentes (CMDCA), Conselho Tutelar e Conselho Municipal do FUNDEB.

O presidente do Conselho Municipal da Juventude, Alex Pontes, destacou a importância do município ter abraçado essa causa da juventude em promover a primeira conferência e dar oportunidade para que os jovens possam participar das discussões das políticas públicas. “Essa é uma oportunidade de os jovens poder ter voz, propor mudanças e lutar por seus direitos e melhores dias”, ressaltou.

Foi o dia em que os jovens trouxeram suas ideias e juntaram para a construção de um plano de ação da juventude. Na oportunidade, os jovens apresentaram propostas que serão enviadas para a Gestão Municipal, o Governo do RN e o Governo Federal, e depois foi realizada a eleição dos delegados que vão representar o município na 4a Conferência Estadual, em Natal, no mês de maio.

“O evento foi importante para a discussão e elaboração de políticas públicas para os jovens. Esse momento vai permitir e promover melhorias para que tenhamos propostas mais seguras e eficazes para o futuro da nossa cidade e que vai contar sempre com o irrestrito apoio de nossa gestão” disse o prefeito Raulison Ribeiro.

Post navigation

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *