Press ESC to close

RN tem o maior crescimento no Top 10 do Brasil em turistas internacionais

 Rio Grande do Norte está entre os dez estados brasileiros que mais receberam turistas internacionais em 2025, segundo relatório da ABAV, Embratur e Amadeus (ForwardKeys). A pesquisa analisou dados de janeiro a setembro e aponta crescimento de 69% no fluxo de visitantes estrangeiros no estado, um dos principais impulsionadores do crescimento do turismo internacional no Brasil.

O ranking nacional dos destinos mais procurados inclui: Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Bahia, Pernambuco, Ceará, Paraná, Minas Gerais, Rio Grande do Norte e Distrito Federal. Entre os estados com maior crescimento estão Santa Catarina (+60%), Pernambuco (+59%) e Rio Grande do Sul (+50%).

“O Brasil vive um momento histórico no turismo internacional, ultrapassando de forma inédita a marca de 7 milhões de visitantes estrangeiros, ainda em setembro, e o Rio Grande do Norte está junto nisso. Esses números são símbolo de um trabalho de promoção assertivo, com estratégias fundamentadas em dados e inteligência de mercado, além do reposicionamento estratégico de destino do ponto de vista de marca. Hoje, mostramos o Rio Grande do Norte como o destino verde que é, com belas praias, mas também e principalmente, como um destino que proporciona experiências autênticas e conexão emocional com o viajante. Somos um destino que acolhe.”, afirmou Raoni Fernandes, diretor-presidente da Emprotur.

O relatório também aponta que o verão reforçou a força do Brasil como destino internacional, com destaque para o Nordeste, que tem registrado fluxo mais distribuído e consolidado. Entre os turistas internacionais que realizaram viagens de retorno com uma ou mais noites entre janeiro e setembro, o Rio Grande do Norte aparece com crescimento de 69%.

Para o quarto trimestre de 2025 (outubro a dezembro), a projeção indica continuidade do bom desempenho, com crescimento esperado de +12% no Brasil e 9% no Rio Grande do Norte, posicionando o estado em 7º lugar no ranking nacional.

“Para mim, esse é o melhor dado, pois aponta futuro, que é o que nos interessa agora, fechar 2025 bem e fazer de 2026 o ano do Rio Grande do Norte. Esses números não incluem ainda os novos voos diários da JetSmart, que começam 30 de dezembro. A próxima alta temporada tem tudo para ser uma das melhores da história.”, acrescentou Raoni Fernandes. Informação do Agora RN.