RN tem 62 mortes confirmadas e 23 em análise por Covid-19

O boletim epidemiológico do coronavírus desta segunda-feira (4) traz a confirmação de 62 mortes, 4.974 casos suspeitos, 1.421 confirmados, 4.462 descartados e 415 descartados. 

Um homem diabético de 59 anos de Mossoró, outro de 53 anos com problemas respiratórios de Canguaretama e uma mulher sem histórico de doença preexistente de 56 anos em Natal foram as últimas mortes registradas no Rio Grande do Norte. 

O Secretário Adjunto de saúde do estado, Petrônio Spinelli, destacou o número de mortes suspeitas para Covid-19 como um dilema da situação epidemiológica. De acordo com ele, são 23 óbitos sendo investigados. A celeridade com que os pacientes estão indo a óbito, justifica a demora do resultado dos exames com o diagnóstico da fatalidade.

Antes mesmo de atualizar os dados epidemiológicos, Petrônio advertiu que a situação era preocupante. “O colapso do sistema de saúde é possível e pode ser antes do que a gente pensava”, afirmou ele. Ao retomar o assunto, falou que a ocupação dos leitos do estado está variando entre 40 a 45%, sendo a situação mais crítica em alguns lugares. A situação atual tem cerca de 208 pessoas estão internadas e 110 delas em leitos de UTI ou CTI. 

A ocupação varia conforme entrada dos pacientes graves em leitos críticos e a alta de outros, ele citou o hospital Giselda Trigueiro que  no dia anterior recebeu cinco novos pacientes e deu alta hospitalar a outros quatro.

Ainda sobre a ocupação dos leitos, ele falou das dificuldades de se montar uma UTI devido a falta de respiradores, insumos, pessoal para montar e manter os equipamentos em funcionamento no Brasil.