RN tem 2º pior índice de isolamento social entre os estados do Nordeste

O portal G1-RN destaca que o índice de isolamento social para conter o avanço da pandemia do novo coronavírus no Rio Grande do Norte caiu para 40,7 % na quarta-feira (6). O levantamento é feito pela empresa de tecnologia In Loco, que tem feito um acompanhamento nacional sobre o assunto, com base em dados de 60 milhões de brasileiros, usuários de vários aplicativos de smartphones.

O RN tem o 2º pior índice de isolamento entre os estados do Nordeste, a frente apenas do Sergipe (40,5%), e a 8ª menor taxa do Brasil. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), restringir a circulação de pessoas é a alternativa mais eficaz contra a propagação do vírus e é também a única forma que os governos têm para conter o avanço da pandemia.

RN é o 8º estado com o menor índice de isolamento — Foto: Reprodução

A taxa de distanciamento divulgada nesta quinta-feira (7) é uma das menores registradas desde a chegada da Covid-19 no RN. O índice de 40,7% está bem abaixo do que a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) considera ideal para frear o coronavírus – cerca de 60% de isolamento.

Em entrevista coletiva na quarta-feira (6), o secretário adjunto da Sesap Petrônio Spinelli reforçou que o estado está mais próximo do lockdown, do que de uma reabertura. “Criou-se uma ilusão de que era possível flexibilizar, as pessoas começaram a se sentir livres porque ‘nós estamos de máscara agora, então podemos ir para a rua’ e nós não podemos ir para a rua. A queda no isolamento é prenúncio de medidas mais rígidas”, acrescentou.