RN tem 10 casos confirmados de varíola dos macacos e 45 suspeitos

O Rio Grande do Norte tem 10 casos confirmados de varíola dos macacos (monkeypox) e outros 45 casos suspeitos da doença. Os dados são do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) e da Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap).

De acordo com o mais recente informe disponibilizado pela Sesap reportando a situação epidemiológica no sábado 13, são seis casos confirmados em Natal, um em Mossoró e três em Parnamirim.

Os 45 casos suspeitos estão distribuídos entre os locais de residência: Tibau do Sul (1), São Rafael (1), São Gonçalo do Amarante (3), Riachuelo (1), Parnamirim (3), Nova Cruz (1), Natal (21), Montanhas (1), Marcelino Vieira (1), Macaíba (1), Lagoa de Pedras (1), Jandaíra (4), Extremoz (4), Angicos (1) e Portugal (1).

Em Natal, há ainda um caso provável. Até agora, quinze casos foram descartados no estado.

A varíola dos macacos costuma causar erupções na pele, que se espalham pelo corpo. As lesões passam por cinco estágios antes de cair, segundo o Centro de Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos. A doença geralmente dura de 2 a 4 semanas e a transmissão pode ocorrer por contato muito próximo, através de toque em lesões, por via respiratória e até por gotículas de saliva.

A Sesap reforça que está concluindo o Plano de Contingência estadual e vem qualificando profissionais da rede estadual e dos municípios sobre coleta e vigilância laboratorial adequada.

Post navigation

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *