RN registra 1 óbito por covid-19 nas últimas 24 horas

De acordo com o balanço diário da epidemia de covid-19 no Rio Grande do Norte, foram registradas três mortes pela doença e uma delas tendo ocorrido nas últimas 24 horas. O total atinge os 2.398 mil, embora a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap) ainda investigue outras 315. 

Os dados apresentados, nesta sexta-feira (2), pela subsecretária de Planejamento e Gestão da Sesap, Lyane Ramalho Cortez, revelam o aumento dos números de casos, que estão contabilizados em 70.106. Já o total de suspeitos se elevou aos 37.969, enquanto os descartados atinge os 146.770. 

A taxa de ocupação dos leitos covid caiu para 36% em todo estado, apresentado variações entre as regiões de saúde. Em Mato Grande, todos eles estão ocupados. No Alto-Oeste, 70% deles estão sendo utilizados, esse percentual cai para 42% no Oeste e para 35% na região Metropolitana. No Seridó, 28% dos leitos estão ocupados, enquanto no Potengi/Trairi esse percentual é de 9%. O Agreste não tem nenhum internado no momento com a doença e todos os leitos estão disponíveis.  

A rede hospitalar para tratamento de covid-19 contém 261 pacientes internados entre leitos públicos e privados, sejam em leitos críticos ou clínicos. Um paciente aguarda a resposta do hospital prestador que irá recebê-lo em em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Outros cinco também estão na fila nas mesma condições, porém no aguardo por leitos clínicos. Seis pacientes aguardam o transporte sanitário. 

Lyanny, aproveitou a coletiva para relembrar dos cuidados e que a pandemia ainda não acabou. Ela pediu pelo “distanciamento social que a gente deve manter, de no mínimo, mesmo em espaços públicos, de 1,5m, o uso da máscara correto, não é o uso da máscara embaixo do queixo, não adianta, minha gente”. Também reforçou a troca das máscaras a cada duas ou três horas e explicou que o objeto deve cobrir a boca e o nariz. 

O descuido com os protocolos de saúde por todos proporciona o aumento dos casos e eleva o índice de transmissibilidade R(t) entre as pessoas. Que tem relação de como a gente transmite o vírus da covid e também tem relação como a gente está se aglomerando nos nossos territórios”. ressaltou Lyany.

Nesta sexta, somente a região Metropolitana apresenta 1,0 desse indicador, as demais regiões estão com indicadores menores, muito embora esses números variem constantemente e podem, como disse, Lyany, influenciar os dados dias posteriores, “Daqui uns dias isso vai influenciar inclusive nas internações”. 

Nas demais regiões a R(t) estão assim: no Agreste (0,76), Oeste (0,83), Mato Grande (0,9), Seridó (0,9), Trairi/Potengi (0,75), Alto -Oeste (0,92) e Vale do açú (0,74).

Post navigation

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *