”Queremos nos dedicar mais ainda ao fortalecimento da agricultura familiar”, diz governadora Fátima ao receber propostas da Fetraf

Foto: Elisa Elsie

A governadora Fátima Bezerra participou, na manhã desta quinta-feira (1), do 1º Simpósio Estadual da Agricultura Familiar, promovido pela Fetraf e sindicatos ligados ao setor. Na ocasião, Fátima recebeu a “Plataforma para a Agricultura Familiar”, com os eixos, metas e desafios para o próximo governo.

O encontro teve como tema “Superar a pobreza dialogando e construindo com a Agricultura Familiar”. “O tema deste encontro tem enorme sintonia com o momento que vivemos no Brasil. Mais de 33 milhões de brasileiros e brasileiras não têm o que comer. E apenas quatro em cada dez famílias brasileiras têm acesso pleno à alimentação. Não bastasse essa crise social, econômica e política que nos fez retornar ao mapa da fome, essas pessoas e seus dramas são absolutamente ignorados pelo atual presidente da República”, declarou a governadora.

Durante o simpósio da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf), Fátima Bezerra também destacou as realizações do Governo do Estado para o setor.

“No nosso governo, decidimos que agricultura familiar teria toda a nossa atenção.
Criamos o Programa Estadual de Compras da Agricultura Familiar e Economia Solidária, o Pecafes, que possibilitou um grande incremento na economia rural do RN, mobilizando mais de R$ 25 milhões em compras de 2019 a 2021. Os produtos comprados da agricultura familiar para a merenda escolar, cestas básicas, restaurantes populares, beneficiam 260 mil famílias. Também por meio do Pecafes, o governo está adquirindo pela primeira vez produtos da agricultura familiar para os hospitais.”, disse.

De acordo com Fátima Bezerra, também foi ampliado em sua gestão o programa de sementes crioulas e dos Bancos de Sementes, investindo R$ 31,1 milhões desde o início da gestão. “Assegurando a produção de mais de 2,4 milhões de quilos de sementes de milho, feijão e sorgo forrageiro para 55 mil agricultores familiares”, acrescentou a governadora do Rio Grande do Norte.

Fátima falou ainda das ações para os pequenos produtores de queijos e outros alimentos. “Progredimos na regulamentação do setor, através de legislações, de Decretos, do selo Sistema Brasileiro de Inspeção (SISBI) e do Selo Arte. Por esse motivo, nossos queijos, carnes, linguiças, e demais produtos artesanais podem ser comercializados em todo país, com acesso a um mercado consumidor de mais de 220 milhões de pessoas”, afirmou.

Feira da Agricultura

A I Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Fenafes), ocorrida em junho em Natal, também foi tema da fala da governadora Fátima. “Foram 773 expositores dos estados; 278 entidades participantes; 90 cooperativas e mais dois mil agricultores e agricultoras familiares. Mais de 20 mil visitantes. Foi um evento importante como vitrine de produtos e com grande potencialidade de negócios a médio e longo prazo. Inclusive na própria feira já houve rodadas de negócios entre produtores e a associação de supermercados do RN”, lembrou Fátima Bezerra.

A chefe do Poder Executivo do RN projetou ainda melhorias para o futuro. “Temos um governo comprometido em combater a desigualdade social, que tem compromisso em garantir a segurança alimentar. E junto com o presidente Lula, nos próximos quatro anos, quero me dedicar muito mais ao fortalecimento da agricultura familiar no RN”.