
O prefeito cassado de Canguaretama, Wellinson Ribeiro (PP), já está em casa e utilizando tornozeleira eletrônica. Depois de se entregar à Polícia Federal nesta quinta-feira (9), para cumprir ordem de prisão, o prefeito cassado foi liberado começou a cumprir em liberdade a pena à qual foi condenado pela Justiça.
Em nota publicada nesta sexta (10), o prefeito agradeceu pelas mensagens de solidariedade que recebeu e afirmou que vai cumprir todas as determinações judiciais. “Agradeço a cordialidade dos servidores públicos que compõem o Poder Judiciário, respeitosos em todo o tratamento, e sigo acreditando sempre na Justiça e em todo corpo jurídico que compõe a minha defesa”, enfatizou.
Afastado após ter o mandato cassado por determinação da Justiça, Wellinson Ribeiro afirmou que vai obedecer à Justiça, mas ressaltou que “sua história com o povo de Canguaretama não vai acabar”. “Fizemos um trabalho nos últimos 11 meses reconhecido por todos os canguaretamenses, tornando uma Canguaretama mais forte e desenvolvida, o que não havia sido feito pelos antigos gestores”, destacou.
Condenação
Wellinson Ribeiro foi condenado a mais de quatro anos de prisão em regime semiaberto pela Justiça Federal por ocultar documentos referentes a programas de educação e desviar recursos federais. O prejuízo estimado aos cofres públicos por conta dos crimes é de R$ 1,2 milhão.
O mandado de prisão foi expedido pela 14ª Vara Federal Criminal do RN em novembro.
Por conta da condenação, Wellison foi afastado do cargo de prefeito de Canguaretama no dia 3 de dezembro após o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) cassar o registro de candidatura dele e da vice Fátima do Murim (Cidadania).
O presidente da Câmara Municipal de Canguaretama, Wilsinho Ribeiro, que é irmão do prefeito afastado, foi quem assumiu a prefeitura – por 90 dias. O TRE determinou a marcação de novas eleições.