Poeta santoantoniense vence, em Pernambuco, o V Festival Vamos Fazer Poesia

O dia 28 de abril de 2018 ficou marcado na história cultural do Sertão pernambucano e especificamente na história do Festival Vamos Fazer Poesia. Não apenas pela realização do V Festival, mas, porque 58 poetas (dos 103 inscritos) se fizeram presentes e homenagearam o grande poeta Zé Adalberto do Caroço do Juá.

A abertura do Festival se deu com um show dos violeiros repentistas,  Diomedes Mariano e Raimundo Borges e os grandiosos poetas, deram um brilho especial à tarde da poesia. O festival também foi agraciado com um grandioso show de Chico Arruda e seu grupo, interpretando o saudoso poeta,  Zé Marcolino. No final do evento, o mestre de cerimonial, Júnior Duarte, anunciou os 10 melhores poetas da tarde desse sábado (28), e o título de CAMPEÃO, foi dado ao poeta Marciano Medeiros, representando a cidade de Santo Antônio-RN que participou pela primeira vez do maior FESTIVAL DE POESIAS DO MUNDO nesse formato. O poeta recebeu um cheque que lhe dará direito de publicar a sua obra poética na Desafio Art & Gráfica e Editora. Serão 500 exemplares do seu livro contendo 100 páginas. O evento tem a organização do poeta e jornalista de Serra Talhada/PE, Iranildo Marques.

Na ordem, os 10 poetas que foram agraciados com um troféu nos seus respectivos lugares.

1º Marciano Medeiros – Santo Antônio-RN
2º Ramon Medeiros – Patos-PB
3º Heliodoro Morais – Caicó-RN
4º Luiz Gonzaga – Limoeiro do Norte-CE
5º Bandeira Júnior – Caucaia-CE
6º Maria Farias – Santa Terezinha-PE
7º Aldecir Bessa – Limoeiro do Norte-CE
8° Plácido Amaral – Caicó-RN
9º Anne Karollyne – Campina Grande-PB
10º Nildo Soares – São José do Egito-PE

Esse ano o FESTIVAL VAMOS FAZER POESIA, premiou na categoria de declamação e três poetas foram eleitos os melhores declamadores da tarde e noite da poesia: A poetisa Anne Karolynne-Campina Grande-PB, ficou em primeiro lugar, a poetisa Nicolle de Oliveira-Ipueiras-CE, foi a segunda colocada e Renato Santos-São José do Egito-PE, ficou em terceiro lugar.

Poeta santoantoniense Marciano Medeiros, vencedor do Festival, e Iranildo Marques, promovente do evento.

PERFIL DO AUTOR

Marciano Batista de Medeiros é natural de Santo Antônio/RN. Seu nascimento ocorreu no dia 18 de setembro de 1973. Ele é filho de João Batista de Medeiros e Francisca Viana Salustino Medeiros, ambos nascidos em Serra de São Bento/RN. O poeta já publicou mais de vinte folhetos e inúmeros romances de cordel.

Marciano Medeiros é integrante da Academia Norte-rio-grandense de Literatura de Cordel, da Academia de Letras e Artes do Agreste Potiguar e sócio do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte. O autor também faz palestras e oficinas em escolas, explicando de modo didático a estrutura do cordel brasileiro.

Post navigation

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *