Peixe-boi-marinho encalha em praia de Baía Formosa

Foto: Divulgação/PCCB-UERN

Um peixe-boi-marinho recém-nascido foi resgatado após encalhar na Praia do Sagi, no município de Baía Formosa, litoral Sul do Rio Grande do Norte. O resgate aconteceu no último domingo (08) e foi feito por uma equipe do Projeto Cetáceos da Costa Branca, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PCCB-UERN).

De acordo com o PCCB, o chamado para o resgate aconteceu por volta das 10 horas da manhã. Durante o acionamento, as equipes passaram as orientações necessárias para manter a segurança e proteção do animal. Na chegada ao local, a equipe constatou que o peixe-boi-marinho era uma fêmea, de 134 centímetros de comprimento retilíneo e pesando 36,5 kg.

Na ação, o projeto constatou a ausência de animais adultos na região do encalhe e encaminhou o animal para Natal. Na base de apoio do PCCB, os profissionais realizaram avaliação física, clínica e procedimento emergencial de suporte e estabilização. No exame físico, foram registrados resquícios de cordão umbilical, escoriações superficiais e lesões oftálmicas.

Foto: Divulgação/PCCB-UERN

“Uma segunda equipe de resgate também foi acionada para auxiliar no transporte e estabilização do recém-nascido da Base de Apoio em Natal até o Centro de Reabilitação, em Areia Branca, onde será instruído e iniciado todo o processo de reabilitação em cativeiro do animal, até torná-lo apto para ser devolvido à natureza”, explicou o PCCB.

Orientações

O Projeto Cetáceos da Costa Branca destacou ainda as orientações caso a população se depare com um animal vivo ou morto encalhado na praia.

Em caso de espécie viva, a recomendação é manter silêncio e não alimentar nem fornecer líquidos. “Algumas ações que podem ajudar são fazer sombra no animal e cobrir o animal com panos úmidos, mantendo o corpo constantemente hidratado”, esclareceu.

Contatos

– Litoral Setentrional (Areia Branca e região): (84) 9 8843 4621
– Litoral Oriental (Natal e região): (84) 9 9943 0058