ONU confirma Belém como sede da COP30, anuncia Lula

O governo anunciou nesta 6ª feira (26.mai.2023) que a reunião da COP30 –conferência da ONU (Organização das Nações Unidas) para o clima– em 2025 será realizada em Belém, no Pará. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou um vídeo informando a decisão ao lado do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e do governador do Pará, Helder Barbalho (MDB).

“Belém do Pará foi a cidade escolhida pela ONU para ser sede da COP 30, em 2025. Será uma honra para o Brasil recebermos representantes do mundo inteiro em um Estado da nossa Amazônia. Tenho certeza que o Helder Barbalho e o povo do Pará estão preparados para promover a melhor COP da história”, afirmou Lula.

Mauro Vieira se disse feliz com a confirmação. “Essa é uma grande notícia. Será a 1ª vez que teremos uma reunião desta magnitude sobre mudança do clima no Brasil e na cidade de Belém”, declarou.

Já o governador Helder afirmou que a realização do evento “aumenta a responsabilidade de mostrar que o Brasil está preparado, e a responsabilidade da agenda ambiental conciliando os amazônidas de nossa região e o respeito ao meio ambiente”.