

A Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte (OAB/RN) emitiu uma nota de pesar após o assassinato da advogada Brenda dos Santos de Oliveira. O crime aconteceu na tarde desta terça-feira (30), em Santo Antônio, quando ela saía da delegacia com um cliente, suspeito de matar um vaqueiro no fim de semana.
Na nota, a OAB afirmou que recebeu “com profunda indignação” a notícia da morte da advogada. “O crime contra uma advogada em seu exercício profissional, além de uma violência bárbara, é um ataque direto ao Estado Democrático de Direito. O Sistema OAB seguirá vigilante para que o crime não caia na vala da impunidade”, afirmou.
A Associação Nacional da Advocacia Criminal no Rio Grande do Norte (Anacrim/RN) também emitiu nota de pesar. “É com imenso pesar que a ANACRIM-RN externa sua indignação com o brutal homicídio praticado contra a jovem advogada Dra Brenda Oliveira, quando esta exercia seu papel constitucional da defesa e no exercício da advocacia”, frisou.
Confira as notas:
OAB/RN
O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), a Seccional no Rio Grande do Norte (OAB/RN) e sua Caixa de Assistência (CAARN) receberam, com profunda indignação, a notícia sobre o assassinato da jovem advogada Brenda dos Santos de Oliveira.
A advogada estava em pleno exercício de sua profissão quando foi alvo de um ato de violência injustificável, no município de Santo Antônio, no interior do Rio Grande do Norte.
De imediato, a OAB/RN, por meio de sua diretoria e da Comissão de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia, requereu ao secretário de Segurança Pública do Estado o acompanhamento rigoroso das investigações.
Ainda na tarde desta terça-feira (30), foi designada pelo presidente da OAB/RN, Aldo Medeiros, que a Comissão da Advocacia Criminal, por meio de seu presidente, Anesiano Ramos, acompanhe o inquérito policial instaurado pela Polícia Civil. Também foi designado que a Subseção de Goianinha intermedeie a assistência necessária aos seus familiares, a ser prestada pela Seccional. A Seccional Potiguar também decretou luto oficial de três dias.
O crime contra uma advogada em seu exercício profissional, além de uma violência bárbara, é um ataque direto ao Estado Democrático de Direito. O Sistema OAB seguirá vigilante para que o crime não caia na vala da impunidade.
Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil
Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte
Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Norte
ANACRIM/RN
É com imenso pesar que a ANACRIM-RN externa sua indignação com o brutal homicídio praticado contra a jovem advogada Dra Brenda Oliveira, quando esta exercia seu papel constitucional da defesa e no exercício da advocacia.
Tal fato serve não só para demonstrar o nível de violência frequente em nosso Estado como para comprovar o quão difícil, perigosa e resiliente é o exercício da advocacia criminal.
Que sirva essa tragédia para alcançar não só a mídia mas às autoridades responsáveis pela segurança pública para que esse atentado violento contra a justiça e à democracia nas vestes da advocacia não fique impune e não seja estímulo para a crescente degradação da função essencial à justiça.
A ANACRIM-RN estará à disposição da família da Dra Brenda e das autoridades para o acompanhamento das investigações e a devida punição aos que cometeram essa atrocidade.
