MP firma acordo para regularizar repasses ao Fundo da Infância e do Adolescente em Jundiá

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), por intermédio da Promotoria de Justiça da comarca de Santo Antônio, firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a Prefeitura de Jundiá e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), a fim de regularizar os repasses ao Fundo da Infância e do Adolescente (FIA).

Segundo informações apuradas pelo órgão ministerial, a cidade ainda não realizou a institucionalização do FIA por meio da criação de uma conta bancária para os repasses, mesmo já havendo lei e decreto a respeito do Fundo. Estando irregular, o FIA não pode receber recursos estaduais e federais, de modo a prejudicar as ações voltadas para o público infantojuvenil do município.

Sendo assim, o acordo prevê a criação da conta bancária específica para repasses ao Fundo e a inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) em até 15 dias. Além disso, o CMDCA deve promover um diagnóstico da situação da infância e adolescência em Jundiá junto aos diversos órgãos que atuam na área.

No termo ainda consta a necessidade de criação de planos de ação e aplicação, em regime anual e plurianual, para que seja encaminhado e integrados aos Projetos de Leis Orçamentárias. Após a aprovação dos planos no orçamento municipal, devem ser estabelecido os critérios para seleção de projetos que serão beneficiados com o Fundo. Todas as medidas devem ser comprovadas mediante o envio da documentação para os órgãos responsáveis. Confira aqui a íntegra do acordo.