Ministro da Integração visita o RN para conhecer inovador sistema de dessalinização em João Câmara

O Ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, esteve nesta sexta-feira (7) no Rio Grande do Norte, acompanhado de uma comitiva do Amapá, com o objetivo de conhecer um sistema de dessalinização instalado na cidade de João Câmara.

Na chegada ao Rio Grande do Norte, a comitiva do Ministro participou de uma rápida reunião com a Governadora Fátima Bezerra, na Governadoria. 

O principal objetivo da viagem do Ministro e da comitiva foi conhecer de perto o sistema de dessalinização instalado no início deste ano na zona rural de João Câmara. O sistema visa combater a salinização das águas dos rios, um problema enfrentado pelo Estado do Amapá, afetando mais de 15 mil famílias.

Além do Ministro, participaram da visita o governador do Amapá, Clécio Lins, e o senador Davi Alcolumbre. A comitiva do Amapá busca se inspirar no exemplo implantado no Rio Grande do Norte e adaptá-lo para utilização no estado da região Norte.

Comitiva do Ministo da Integração,  Waldez Góes, foi recebida pela governadora Fátima Bezerra. l Foto: Cedida/ Olinto Bezerra

O sistema de dessalinização implantado na comunidade Serra do Serrote, em João Câmara, utiliza água salobra retirada de um poço a 146 metros de profundidade. A água bruta é armazenada em três caixas-d’água e passa pelo processo de dessalinização antes de se tornar própria para consumo. O sistema permite o reaproveitamento de 85% da água, sendo que os 15% restantes, rejeito de água salgada, são direcionados para outro projeto, como a produção de pescado. Painéis solares foram instalados para operar todo o sistema, tornando-o autossuficiente em energia.

O sistema faz parte das ações de compensação social de uma empresa de energia eólica chinesa que atua no Rio Grande do Norte. A água potável produzida é destinada às casas de três mil pessoas em três comunidades rurais de João Câmara, totalizando uma produção diária de 75 mil litros. Desde janeiro deste ano, mais de 300 famílias do município têm acesso à água potável.