Ministério da Justiça autoriza intervenção em presídios do RN

O Ministério da Justiça e Segurança Pública autorizou a Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP) a atuar em presídios e cadeias do Rio Grande do Norte, em resposta aos ataques criminosos que ocorreram em 19 cidades do estado na noite de terça-feira (14). A autorização foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União desta quarta-feira (14).

A força-tarefa irá coordenar atividades de guarda, vigilância e custódia de presos pelos próximos 30 dias, a partir desta quarta-feira. Há suspeitas de que as ordens para os ataques tenham partido de dentro dos presídios.

O ministro da Justiça, Flávio Dino, já havia autorizado a atuação da Força Nacional de Segurança para conter a onda de violência, e pelo menos 100 agentes da FTIP foram enviados para o estado, além dos policiais da Força Nacional já presentes. A governadora Fátima Bezerra (PT) havia pedido o reforço na segurança do estado.

Dino afirmou que a violência urbana está frequentemente vinculada à questão penitenciária e que a atuação da FTIP é fundamental para a retomada do controle nos presídios. A portaria do Ministério da Justiça determina que a força-tarefa atue em caráter episódico e planejado, com o objetivo de contribuir para a normalização da situação nas unidades prisionais do Rio Grande do Norte.

Post navigation

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *