Mais de 20% dos candidatos do RN faltam ao 1º dia de prova do Enem

O Rio Grande do Norte obteve 20,5% de candidatos inscritos que não compareceram ao primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado neste domingo, 3. Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Dentre os 119.324 inscritos no Rio Grande do Norte para realização do Enem, apenas 94.894 (que equivale a 79,5%) compareceram à prova, enquanto 24.430 faltaram.

Segundo o Inep, em todo o país, 3,9 milhões de candidatos fizeram a prova no domingo, de um total de 5,09 milhões de inscritos. O que representa um índice de presença de 77%, e ausência de 23%.

O balanço aponta, ainda, que, em todo o país, 376 candidatos foram eliminados no primeiro dia do Enem 2019. Eles tiveram problemas com equipamentos eletrônicos, saíram mais cedo da sala ou não atenderam a orientações dos fiscais.

Outras 93 pessoas foram afetadas por questões logísticas. Isso significa que elas tiveram problemas médicos ou estavam em locais em que ocorreram falta de energia ou água.

O segundo dia de provas está marcado para o próximo domingo, 10. Neste primeiro dia de avaliações, foram aplicadas 45 questões de linguagens, 45 questões de ciências humanas e a redação. No próximo fim de semana, o exame terá 45 questões de ciências da natureza e 45 questões de matemática.