Maioria vê pandemia sob controle e defende máscara obrigatória, diz Datafolha

Em meio ao avanço da vacinação em todo o Brasil, cresce a percepção no país de que a pandemia está controlada. Ainda assim, a maioria da população defende que o uso de máscara permaneça obrigatório, mostra pesquisa Datafolha.

Para 80% das pessoas ouvidas, a pandemia está controlada em parte (71%) ou totalmente (9%). Outros 20% avaliam que ela está fora do controle, e 1% não sabe.

O levantamento foi feito com 3.667 entrevistas presenciais realizadas em 190 municípios de todo o país, com pessoas de 16 anos ou mais entre os dias 13 e 15 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

A maior variação em relação ao levantamento anterior, feito em julho, foi na proporção dos que consideram a pandemia fora de controle, que diminuiu praticamente pela metade –antes eram 41%. Outros 53% avaliavam há dois meses que ela estava parcialmente controlada, 5%, totalmente controlada, e 1% não sabia.


Naquele momento, a média móvel de óbitos pela Covid-19 era mais que o dobro da atual –1.273 contra 524.

Agora, com mais da metade da população adulta do país com o esquema completo de imunização, alguns estados começam a dar uma dose de reforço em idosos para aumentar a proteção.


Segundo o Datafolha, a percepção de que a pandemia está totalmente controlada alcança maiores índices entre as pessoas com 60 anos ou mais (14%), entre aquelas com renda mensal de mais de dez salários mínimos (18%) e entre os que aprovam o governo Bolsonaro (20%).


O presidente, que minimizou seguidas vezes a gravidade da pandemia que já matou mais de 590 mil brasileiros, tem reiteradamente desrespeitado medidas sanitárias de prevenção ao coronavírus, ao não se vacinar, promover aglomerações e não usar máscara em locais públicos.

Post navigation

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *