Maior instituição escolar da rede municipal de Santo Antônio tem queda no Ideb e pela primeira vez não atinge meta

Com exceção da escola estadual Alexandre Celso Garcia, nenhuma outra escola pública de Santo Antônio atingiu a meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC) para 2017.

A Escola Municipal Maria Umbelino de Melo, a maior instituição escolar do município, foi a que apresentou o pior desempenho nos anos iniciais (1º ao 5º) em comparação com os últimos indicadores divulgados em edições anteriores. Na última avaliação, em 2015, a escola obteve índice 3,9 dentro da meta projetada pelo MEC e caiu para 3,4 em 2017.  Pela primeira vez desde que o Ideb foi divulgado a escola ficou abaixo da meta. A meta prevista era de 4,0.

Entre as escolas da rede estadual de ensino, excluindo o Celso Garcia, os indicadores do Ideb também registraram queda e ficaram abaixo da meta para 2017, conforme os dados disponibilizados no portal do MEC. A Escola Estadual Dr. Manoel Dantas, por exemplo, obteve índice 3,7, quando a meta era de 4,1.

A escola estadual Júlia Auta de Oliveira, localizada no distrito de Redenção, manteve a média da última avaliação nos anos iniciais do fundamental atingindo índice 4,9, porém abaixo da meta, que era de 5,0. Para o segundo ciclo do fundamental, etapa que vai do 6º ao 9º ano, a escola atingiu índice 4,0, ficando abaixo da meta de 4,3.

Veja abaixo o desempenho de outras escolas públicas de Santo Antônio: