Maior evento agropecuário do RN, Festa do Boi cancela edição 2020 por causa da pandemia

Festa do Boi | Foto: Ascom Parnamirim

A Festa do Boi 2020 está cancelada. A decisão foi tomada, na noite desta terça-feira (4), em reunião, no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, entre os diretores da Associação Norteriograndense de Criadores (Anorc) e organizadora do evento. Com mais de meio século de realização, a festa tradicional no calendário anual potiguar passará o ano de 2020 sem edição presencial.

A organização não descarta, porém, uma edição online, mas diz, em nota, que uma festa presencial poderia ser comparada a um genocídio. “No entendimento da diretoria da Anorc, a realização do evento este ano, nos moldes tradicionais, está totalmente descartada visto que, sem a existência de uma vacina para a covid-19, tal atitude poderia ser comparada a um genocídio, que colocaria em risco as vidas de milhares de pessoas e, ainda, se traduziria em uma severa ameaça às curvas de redução dos números de infectados e de mortos que felizmente começamos a registrar em nosso estado”.

De acordo com o comunicado, o cancelamento é uma atitude responsável e pactuada entre as entidades parceiras do evento e alinhado com as ações de outros de grande porte do setor agropecuarista no país, como Agrishow (SP), Expozebu (MG), Expogenética (MG) e Expointer (RS). Cita também casos de pessoas próximas ao evento que tiveram que superar a doença, entre eles  um ex-presidente da Anorc. “Vale registrar que entre este enorme contingente estão grandes nomes da agropecuária deste estado, aí incluídos diretores, ex-diretores e um ex-presidente da Anorc, que felizmente se recuperou da doença depois de uma duríssima batalha que, por vários dias, o manteve preso a um leito de UTI, em uma comovente luta pela vida que marcou fortemente a todos os que fazem o segmento agropecuário potiguar”.

Mas a organização mantêm a esperança de realizar o evento em formato virtual. “Uma possível realização da Festa do Boi 2020 em formato virtual não está descartada, estando o modelo e seus detalhes ainda em estudo”, informa o texto. 

 No final, a diretoria afirma que irá levar a decisão à governadora do estado, Fátima Bezerra, uma vez que o estado é parceiro do evento. “Por fim, a diretoria esclarece que irá levar seu posicionamento à governadora do Estado, Fátima Bezerra, esperando encontrar na chefe do Executivo potiguar o devido, necessário e desejado apoio”.