Lula está 20 pontos à frente de Bolsonaro nas intenções de voto, segundo Ipesp

A nova pesquisa do Ipesp, divulgada nesta quinta-feira (27), revelou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está 20 pontos percentuais à frente do presidente Jair Bolsonaro (PL) nas intenções de voto para as eleições de 2022.

O petista tem 44% das intenções de voto, contra 24% do atual mandatário. Estes valores são os mesmos das últimas duas pesquisas, realizada em 8 de janeiro e dezembro do ano passado.

A pesquisa mostrou também que nenhum outro possível candidato chegou aos dois dígitos nas intenções de voto.

Sergio Moro (Podemos), ex-juiz e ex-ministro da Justiça de Bolsonaro, empatou com Ciro Gomes (PDT), que alcançaram 8%. Em relação à última pesquisa, Moro perdeu um ponto, enquanto Ciro ganhou um.

Já o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), marcou 2%. Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado, o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e a senadora Simone Tebet (MDB-MS), tiveram 1% cada. Por fim, Felipe D’Ávila (Novo) não pontuou.

No segundo turno, segundo o levantamento do Ipesp, Lula segue na liderança em todos os cenários. Contro o presidente Bolsonaro, o petista venceria por 54% a 30% dos votos.

Já Bolsonaro perderia em todos os cenários do segundo turno. O mais acirrado seria com Moro, contra quem perderia com 28% dos votos contra 35% para o ex-juiz.

Aumenta avaliação negativa do governo

A pesquisa também perguntou sobre a percepção do atual governo federal. A avaliação negativa subiu um ponto percentual e chegou a 55% dos entrevistados avaliando a gestão como ruim ou péssima.

Entre os entrevistados, 23% considera o governo bom ou ótimo, uma queda de 1% em relação ao começo do mês.

O percentual de desaprovação foi de 64%, igual ao do último levantamento, e de aprovação foi de 29%, uma diminuição de um ponto.

Foram ouvidas mil pessoas pelo Ipesp entre os dias 24 e 25 de janeiro. A margem de erro da pesquisa é de 3,2 pontos percentuais.

Post navigation

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *