‘Liso’ compromete 71,64% da folha com pagamento de servidores; Santo Antônio está entre os 14 municípios do RN que extrapolaram limite de gastos

Santo Antônio está na lista dos 14 municípios em estado de alerta, divulgada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), que extrapolaram o limite de comprometimento com o pagamento da folha salarial dos servidores públicos municipais.

Segundo um levantamento feito pelo TCE, o prefeito Josimar Ferreira, compromete 71,64% da receita da prefeitura para pagar a folha de pessoal; e pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF)  só poderia comprometer até 54%. Ou seja, a gestão do ‘liso’ compromete mais de 2/3 da arrecadação líquida da prefeitura com a despesa de pessoal.

Diante do quadro alarmante, o TCE emitiu Termos de Alerta com base nas prestações de contas enviadas pelos prefeitos municipais, referentes ao sexto  e último bimestre do exercício de 2017 e em conformidade com análises realizadas pelo Corpo Técnico da Diretoria de Administração (DAM) daquela Corte de Contas.

De acordo com a LRF, os municípios que não se adequarem aos limites de gastos com pessoal, não podem conceder vantagem, aumento, reajuste ou adequação de remuneração; de criar cargo, emprego ou função; de alterar estrutura de carreira que implique aumento de despesa; de prover cargo público, admitir ou contratar pessoal a qualquer título, inclusive temporários; e de contratar hora extra.