Kléber Rodrigues reúne deputados novatos e de oposição e costura apoios para presidência da Assembleia

O deputado estadual Kléber Rodrigues (PSDB), que tenta viabilizar sua candidatura à presidência da Assembleia Legislativa para o segundo biênio da próxima legislatura (2025-2026), se reuniu nesta quinta-feira (19) com um grupo de oito parlamentares para discutir a eleição da Casa.

Entre os participantes da reunião, estava o deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), atual presidente da Assembleia e que articula a eleição de Kléber Rodrigues como seu sucessor.

Segundo apurou o PORTAL DA 98 FM, os deputados sinalizaram na reunião inclinação para apoiar a candidatura de Kléber Rodrigues no 2º biênio. Para o 1º biênio, a Assembleia (situação e oposição) já tem consenso para reeleger Ezequiel Ferreira. As duas eleições (para 1º e 2º biênio) vão acontecer juntas no próximo mês, logo após a posse da nova legislatura.

Dos oito deputados presentes na reunião, seis são novatos: Adjuto Dias (MDB), Terezinha Maia (PL), Dr. Kerginaldo (PSDB), Ivanilson Oliveira (União Brasil), Neilton Diógenes (PL) e Taveira Júnior (União Brasil). Além de Ezequiel, o deputado reeleito Coronel Azevedo (PL) também estava presente.

Se o grupo de deputados confirmar apoio a Kléber Rodrigues para o 2º biênio, o tucano praticamente garante sua eleição para a presidência da Casa. Isso porque todos os deputados presentes na reunião foram eleitos por partidos de oposição à governadora Fátima Bezerra (PT), e Kléber Rodrigues já tem adesão em massa na bancada governista – que é majoritária.

A Assembleia tem 24 deputados estaduais.

Kléber Rodrigues disputa a preferência da bancada governista com o deputado George Soares (PV). Nos bastidores, porém, a análise é que o apoio de Ezequiel a Kleber diminuiu consideravelmente as chances de George. O nome apoiado pela bancada governista deverá enfrentar, no 2º biênio, o deputado Tomba Farias (PSDB), que tenta costurar sua candidatura.