Justiça suspende divulgação de pesquisa eleitoral em Passagem após irregularidades

A Justiça Eleitoral da 13ª Zona Eleitoral de Santo Antônio suspendeu nesta terça-feira (16) a divulgação de uma pesquisa eleitoral feita pela RANKING BRASIL INTELIGÊNCIA LTDA e DMSN MIDIA LTDA, realizada no município de Passagem, em razão de supostas irregularidades identificadas no registro da pesquisa. A decisão foi tomada pelo juiz Ricardo Antônio Menezes Cabral Fagundes em resposta a uma representação da Comissão Provisória do Partido Liberal (PL) de Passagem.

O PL alegou que a pesquisa, registrada sob o número RN-9221/2024, apresentava várias irregularidades, incluindo as variáveis faixa etária e grau de instrução em desacordo com os dados do perfil do eleitorado do município estudado;
questionamento referente ao nível econômico dúbio e ausência de ponderação quanto a gênero e a idade dos entrevistados. Essas irregularidades, segundo o partido, comprometem a lisura do processo eleitoral.

O juiz considerou que as irregularidades apontadas são suficientes para justificar a suspensão da divulgação da pesquisa, destacando que o não cumprimento das normas estabelecidas pela Justiça Eleitoral pode prejudicar o resultado do pleito. A decisão determina que a empresa RANKING BRASIL INTELIGÊNCIA LTDA, responsável pela realização da pesquisa, suspenda imediatamente qualquer divulgação dos resultados da pesquisa.

O levantamento apresentava o atual prefeito Juninho Fagundes (MDB) na liderança entre os pré-candidatos, mas haviam problemas na divulgação dos resultados. Além de não possuir o nível de confiança exigido, uma medida que se refere a precisão dos resultados obtidos. Fora que ainda deixava de incluir outros detalhes sobre as áreas abrangidas.