IMD oferta 150 vagas em curso para profissionais da educação básica

O Instituto Metrópole Digital (IMD) está com inscrições abertas até o dia 16 de setembro para o curso “Pensamento Computacional e sua relação com a BNNC”. Ofertado na modalidade de Ensino à Distância (EAD), a iniciativa é voltada tanto aos professores da educação básica quanto aos alunos de graduação em licenciatura, com o propósito de estimular o poder cognitivo e operacional dos alunos a partir do pensamento computacional, metodologia que pauta-se no uso de ferramentas tecnológicas para a resolução de problemas.  

Ao todo, estão sendo ofertadas 150 vagas e os interessados podem realizar a inscrição por meio do  Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) (buscar o nome do curso). Estão entre os temas a serem abordados pelo curso, os pilares do pensamento computacional, a metodologia de aprendizagem baseada em problemas, computação desplugada, a relação entre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Pensamento Computacional. 

As atividades iniciam no dia 12 de setembro e terão carga horária de 60 horas, divididas em cinco módulos. A expectativa, nesse sentido, é que os participantes concluam o curso dentro do período de  dois meses. A iniciativa é realizada no contexto do Programa Norte-rio-grandense de Pensamento Computacional (Pensa RN) e conta com o apoio do Programa de Pós-graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE), do Grupo de Pesquisa em Jogos Digitais e Tecnologias Educacionais e do Laboratório de Jogos Digitais e Educação (GameLab).

Inscrição 

Ao acessar o site do Sigaa, o usuário deve especificar no filtro de busca o tipo de atividade e a unidade responsável. Nesse caso, “curso” e “Instituto Metrópole Digital”, respectivamente. Ao entrar na página do curso, basta clicar no link disponível para fazer a inscrição e preencher as informações solicitadas.