IFRN abre inscrições para o Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania nesta segunda-feira (23)

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) divulgou na última sexta-feira (20) o Edital nº 19/2022 que anuncia as inscrições para o Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania (ProITEC) 2022. As inscrições começam a partir desta segunda-feira (23) e seguirão até 16 de junho. 

Estudantes que estejam regularmente matriculados no 9º ano e que tenham cursado todas as séries (ou anos) anteriores (ou que tenham cursado todo Ensino Fundamental) em escolas públicas municipais, estaduais e federais, podem se inscrever. A ação deve ser realizada, exclusivamente, de forma on-line, na página da Fundação de Apoio ao IFRN (Funcern), inscricoes.funcern.org. 


Os candidatos deverão realizar o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 30,00, até o dia 17 de junho deste ano. Para solicitar isenção de pagamento da taxa, deve-se preencher o formulário de requerimento de isenção, na Área do Candidato, também no sítio da Funcern, de 23 deste mês de maio a 9 de junho.


O Programa tem o objetivo de intensificar a aprendizagem de estudantes de escolas da rede pública de ensino do Rio Grande do Norte. O curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) ocorre na modalidade Educação a Distância (EaD), pelo Campus Natal-Zona Leste, e contempla as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Ética e Cidadania.


No momento da inscrição, o candidato deverá apresentar a seguinte documentação:

Uma foto 3×4 recente;Documento de identificação (fotocópia e original);Comprovante de pagamento da taxa de inscrição (fotocópia e original);Certidão/declaração escolar que comprove a escolaridade (fotocópia e original), conforme modelo no Anexo III do Edital;Histórico Escolar do Ensino Fundamental (fotocópia e original); eConforme o Edital nº 19/2022, os estudantes homologados e matriculados no PorITEC 2022 estarão isentos do pagamento da taxa de inscrição para o processo seletivo de cursos técnicos integrados, para ingresso em 2023.

Material didático e avaliação
Os candidatos homologados no ProITEC 2022 receberão, como material didático, um livro texto para subsidiar seus estudos. No ato de inscrição, o estudante deverá indicar em qual formato deseja receber o material: físico ou virtual. Todos os participantes receberão o material virtual. Para os que optarem também pela versão física, a entrega ocorrerá de forma presencial, no Campus do IFRN selecionado.


A avaliação do ProITEC ocorrerá de forma presencial. Composta por 40 questões de múltipla escolha de Língua Portuguesa, Matemática e Ética e Cidadania, com base nos conteúdos do Ensino Fundamental, a prova será realizada, presencialmente, no Campus do IFRN selecionado na inscrição