Ideb nas escolas da rede municipal de Santo Antônio despenca e fica abaixo da meta estabelecida para 2017

O Ministério da Educação (MEC) divulgou hoje (3) o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicador da qualidade da educação no país.

 

Na rede municipal de ensino de Santo Antônio, a nota do IDEB despencou em relação o último ano da avaliação, em 2015, e o município não atingiu a meta estipulada para 2017 no ciclo inicial do ensino fundamental (de 1º ao 5º ano).

Nos anos iniciais do ensino fundamental, etapa que vai do 1º ao 5º ano, a nota das escolas da rede municipal de Santo Antônio caiu para 3,5, quando a meta para 2017 era 3,9.  Na última avaliação em relação a 2015, o município alcançou índice 4,0, acima da meta proposta.

Nos anos finais do ensino fundamental, do 6º ao 9º ano, a meta também foi descumprida. Em 2017, a rede municipal atingiu índice 2,9, quando a meta estabelecida era 4,5.

O Ideb é um indicador geral da educação nas redes privada e pública. Foi criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e leva em conta dois fatores que interferem na qualidade da educação: rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e médias de desempenho na Prova Brasil, em uma escala de 0 a 10. O índice é divulgado a cada dois anos e tem metas projetadas até 2021.