Hospital Walfredo Gurgel completa 50 anos e deve receber investimento de R$ 10,6 mi em 2023

Há exatamente 50 anos o pronto-socorro de Natal foi oficialmente transformado no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, atualmente a principal porta de atendimento da saúde pública no Rio Grande do Norte. No ano do seu jubileu de ouro, a unidade deve receber um investimento de R$ 10,6 milhões em “obras essenciais para a melhoria do atendimentos aos pacientes”, segundo informou a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) nesta sexta-feira (31).

O planejamento da Sesap contempla cinco obras na unidade: reforma e ampliação do centro cirúrgico, reforma do Centro de Tratamento de Queimados (CTQ), recuperação de instalações elétricas e reforma do segundo e terceiro pavimentos do bloco “B” do hospital.

“Esse investimento é fruto de anos de luta contra a burocracia. Foi um trabalho integrado, que busca melhorar a gestão do cuidado com os pacientes, dando uma ambiência adequada e as melhores condições para que os trabalhadores da saúde atuem. O Walfredo Gurgel, ao longo de vários anos, não teve uma manutenção adequada, mas agora vamos recuperar isso”, afirmou o secretário de Saúde, Cipriano Maia.

A licitação para efetivar o investimento foi lançada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (SIN) no fim de março e, de acordo com o Governo, deverá ser efetivada dentro dos próximos meses. “Vamos montar um cronograma ajustado, como uma operação de guerra, para manter o hospital com o melhor funcionamento enquanto essas obras importantes vão sendo feitas. Será um trabalho envolvendo todos que fazem o Walfredo”, disse o diretor geral do HMWG, Tadeu Alencar.

Os novos investimentos serão somados a outras obras entregues recentemente, como a reestruturação do heliponto, a reforma do sistema geral de bombeamento de água e da casa de gás, ou que estão em vias de serem concluídas, no caso das reformas da central de distribuição de insumos farmacêuticos, do setor de transplante de órgãos e do sistema de esgoto, além da recuperação dos barriletes das caixas d’água.