Hospitais universitários no RN ofertam 184 vagas de residência

As inscrições para o Exame Nacional de Residência (Enare) 2024 estão abertas e se encerram no dia 5 de setembro. Coordenado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), o Enare deste ano oferece um total de 8.721 vagas em 163 instituições de saúde em todo o Brasil. São 4.875 vagas para residência médica e 3.846 vagas para residência uniprofissional e multiprofissional.

No Rio Grande do Norte, três unidades hospitalares vinculadas à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) estão participando do exame. O Hospital Universitário Ana Bezerra (Huab), a Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC) e o Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol) estão oferecendo 119 vagas para residência médica, 61 para residência multiprofissional e 4 para residência uniprofissional.

O processo seletivo do Enare segue um sistema de classificação similar ao Enem/Sisu. A prova está agendada para o dia 20 de outubro e será realizada em 60 cidades. Após a prova, os candidatos poderão escolher onde realizar a residência. Para a residência médica, os candidatos escolhem a especialidade no momento da inscrição e, depois da prova, selecionam o local de acordo com a pontuação obtida. Nas modalidades multiprofissional e uniprofissional, a escolha da profissão ocorre na inscrição, e a seleção do programa e local é feita após a prova, também conforme a pontuação alcançada.

O período para escolha de vagas será disponibilizado por um tempo determinado, permitindo que os candidatos registrem suas preferências. As vagas serão preenchidas com base na pontuação, com as melhores classificações tendo prioridade.

As vagas do Enare são oferecidas por instituições públicas e privadas sem fins lucrativos que têm seus programas de residência autorizados pelo Ministério da Educação (MEC) e possuem garantia de financiamento para as bolsas dos residentes. A Fundação Getúlio Vargas (FGV) está responsável pela organização desta edição do exame.

Na edição anterior, o Enare teve 68.300 inscritos, divididos entre 36.555 para residência médica e 31.745 para residência uniprofissional e multiprofissional. Foram oferecidas 5.187 vagas, sendo 3.169 para a área médica e 2.018 para as modalidades uniprofissional e multiprofissional, distribuídas entre 114 instituições de todo o país.