Governo do RN e Ministério Público lançam projeto para capacitar servidores contra violência nas escolas

A governadora Fátima Bezerra (PT) assinou nesta terça-feira (2), um termo de adesão do Governo do Estado ao projeto “Justiça Restaurativa – Trilhando a paz nas escolas estaduais”, do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN).

O projeto visa a formação de 30 servidores da Secretaria Estadual de Educação (Seec) como facilitadores do Justiça Restaurativa e Processos Circulares de Paz, com o objetivo de intensificar o diálogo com a sociedade e fomentar a solução pacífica de conflitos no ambiente escolar.

Serão beneficiadas 107 instituições públicas estaduais de ensino situadas em Natal. O curso para treinamento dos servidores da Seec será realizado pelo Ministério Público, com início em 16 de maio e carga de estudo de 140 horas.

“Queremos paz, harmonia e prosperidade. Cuidar bem da escola é cuidar da difusão do bem-estar, do respeito, das boas e pacíficas relações. Este projeto tem o mérito de capacitar educadores para desfazer conflitos”, afirmou a governadora Fátima Bezerra.

A secretária estadual de Educação, Socorro Batista, reforçou que o projeto vai “prevenir a ocorrência de toda forma de exclusão e preconceito”. “Nos preocupa a violência nas escolas e por isso estamos adotando medidas intersetoriais, inclusive estamos retomando o programa saúde escolar”, afirmou a secretária.

O promotor da 78ª Promotoria de Justiça, Oscar Hugo Ramos, acompanhado de Erickson Girley, promotor de Justiça e coordenador do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento do MP, disse que o projeto envolve ações de vários setores “por uma cultura de paz, diálogo, respeito e para restaurar vínculos em prol de um aprendizado em paz”.