FHC pede “pró-Lula” e lista pautas do ex-presidente

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) defendeu, em nota, o que chamou de “voto pró-democracia” nas eleições presidenciais de 2022. Na descrição do que considera esse voto, cita pautas associadas ao candidato petista Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“Peço aos eleitores que votem no dia 2 de outubro em quem tem compromisso com o combate à pobreza e à desigualdade, defende direitos iguais para todos independentemente da raça, gênero e orientação sexual”, diz o tucano em trecho da nota.

FHC justificou o apoio via nota pela sua idade avançada. Ele tem 91 anos. Disse que não tem problemas de saúde, mas tampouco energia para participar ativamente do debate político pré-eleitoral.

O ex-presidente não citou nomes na nota, nem de Lula, nem de Jair Bolsonaro (PL), nem da candidata que o seu partido apoia formalmente, a senadora Simone Tebet (MDB-MS).

Durante as prévias que o PSDB conduziu para escolher o candidato do partido à Presidência, FHC havia dito que em um 2º turno entre Lula e Bolsonaro votaria em Lula.

“Se houver Lula contra Bolsonaro, a polarização fica feia. Se isso ocorrer, vou ficar ao lado do Lula, fazer o quê? O que o Lula diz não é propriamente o que ele faz. Lula sempre foi uma pessoa de negociação”, disse, em entrevista ao Poder360.