
A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), disse nesta segunda-feira (29) que, antes de decidir sobre a liberação do uso de máscaras, vai aguardar o posicionamento do comitê científico que assessora o Governo do Estado nas ações de enfrentamento à pandemia. Segundo ela, será o grupo de especialistas que dará o “tom” do que ficará valendo nas próximas semanas.
Apesar disso, a governadora pregou, durante entrevista à InterTV Cabugi, “cautela” antes de dispensar o uso do acessório, num momento em que o mundo reconhece mais uma variante do coronavírus, a ômicron, que já tem casos confirmados nos cinco continentes.
“Eu vou aguardar a posição do comitê de especialistas. Respeito profundamente o Lais (Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da UFRN), que tem dado uma contribuição inestimável. Acho que a gente deve ter mais cautela, inclusive agora com essa nova cepa que apareceu, a ômicron, que está em estudos”, pontuou Fátima.
O Lais/UFRN, no entanto, já se posicionou sobre a questão. Em relatório publicado na última sexta-feira (26), pesquisadores do órgão voltaram a defender que o uso de máscaras em ambientes abertos seja declarado facultativo.
O diretor do laboratório, Ricardo Valentim, tem explicado que o avanço da vacinação propicia segurança para dispensar as máscaras. “No primeiro momento, foi fundamental o uso em ambientes abertos para se normalizar o uso de máscaras. Agora, em ambientes abertos, o risco de contaminação por pessoas vacinadas é muito baixo”, afirmou Valentim, em entrevista recente.
Os especialistas estão estudando isso aí, etc, mas aqui é a palavra de uma professora
nesse campo, quem me dá a linha, o tom, é a ciência, é o comitê nosso de especialistas.