Encontro Regional reúne bancada federal, deputado estadual e prefeitos do Agreste para apresentação de projeto de implantação da UFERSA em Santo Antônio e Serra de São Bento

A cidade de Santo Antônio sediou na manhã desta quarta-feira (12), um grande Encontro Regional para a apresentação do projeto de implantação da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) na região Agreste Potiguar. A solenidade aconteceu no LL Recepção, onde contou com a presença da reitora da universidade Drª Ludmilla Oliveira, e foi prestigiada por deputados da bancada federal, deputado estadual, prefeitos e vereadores de vários municípios da região. além de secretários municipais e representantes da sociedade civil de diversos segmentos de cidades do Agreste.

Em sua fala, a reitora destacou o empenho dos prefeitos de Santo Antônio e Serra de São Bento, Raulison Ribeiro e Wanessa Morais, juntamente com os prefeitos de várias cidades da região que lutaram por esse pleito tão sonhado, que é trazer a UFERSA para o Agreste. “Nós vimos aqui oportunidades. O Agreste estava descoberto. A região de vocês é belíssima. Nós sabemos aonde estamos e o que queremos. A UFERSA chega ao Agreste e nós estamos juntos. São os filhos dos agricultores e das agricultoras que chegam a uma universidade federal rural do semiárido para transformar a vida das pessoas e de suas famílias. Eu conheço essa realidade e a essa luta foi um sonho de todos nós. Não existe divisão, vamos ter dois campi aqui na região, um em Serra de São Bento e outro em Santo Antônio”, enfatizou.

Ela apresentou o projeto de execução e implantação da Ufersa nos municípios de Santo Antônio e Serra de São Bento, que já serão contemplados com cursos na modalidade à distância em agronomia, engenharia ambiental e licenciatura. Ainda, segundo a reitora, a expectativa é que os campi sejam instalados e estejam já prontos em 2023 para funcionamento no formato presencial, porém, ela ressalta que conta com o apoio da bancada federal e dos representantes estaduais para alocar recursos de suas emendas para garantir a construção dos campi nas duas cidades da região Agreste.

O prefeito Raulison Ribeiro falou do empenho ao iniciar a luta em torno desse projeto tido como um sonho para muitas pessoas. “Nós começamos essa luta. Algo que muitos poderiam imaginar que era um sonho distante. Demos o primeiro passo, entregamos ofícios, fomos à Brasília protocolar o pleito, e mobilizamos os prefeitos que prontamente abraçaram essa causa”, ressaltando o agradecimento por mais de 15 prefeitos de cidades do Agreste que somaram forças e acreditaram nesse projeto junto com ele. O gestor lembrou que a UFERSA é uma conquista de todos da região e não apenas de Santo Antônio, que serão impactados com o desenvolvimento econômico e o ensino superior que irá beneficiar vários estudantes que sonham em cursar uma universidade pública de qualidade perto de casa.

O deputado estadual Kleber Rodrigues também levou suas palavras e falou de sua satisfação e alegria de ver sua região Agreste ser presenteada com a universidade federal. O parlamentar destacou o impacto social que provocará nessas cidades contempladas e adjacentes com a geração de emprego e renda. “Nossa região é carente de tudo. Não só de educação, mas de emprego e oportunidades. É muito gratificante e para comemorar essa conquista. Durante muito tempo nossa região foi esquecida e de, certa forma, estamos vendo essa realidade mudar. Fico feliz em saber que, do ano passado para cá, vamos ter duas universidades em nossa região. Só teremos uma região mais forte com a participação e união de todos”, discursou.

Participaram também do Encontro Regional o senador Jean Paul, os deputados federais General Girão, Beto Rosado, Carla Dikson e Benes Leocádio, os prefeitos Júnior Dikson, de Passagem; João Gomes, de Brejinho; Daniel Marinho, de Nísia Floresta; José Arnor, de Jundiá; João Paulo, de Lagoa D’anta; Neném Borges, de São José do Campestre; Wanessa Morais, de Serra de São Bento; Dr. Airton, de Tangará; José Fugueiredo, de São José de Mipibu; Babá, de São Tomé; Tauani, de Vila Flor; José Welligton, de Boa Saúde; Pedro Sales, de Várzea; e Luciano Santos, de Lagoa Nova; e o vereador de Araruna-PB Iran Motos.

Fotos: Júnior Bezerra