Em um dia, dobra o número de casos de coronavírus no Brasil; oito confirmados

Os casos de coronavírus no Brasil seguem crescendo. Em entrevista coletiva, na tarde desta quinta-feira (5), o Ministério da Saúde elevou o número para oito. São seis ocorrências em São Paulo, uma no Rio de Janeiro e outra no Espírito Santo. Um nono caso, no Distrito Federal, aguarda contraprova para ser confirmado oficialmente.

O número dobrou em menos de oito horas. Na manhã desta quinta-feira (5), o Ministério da Saúde havia anunciado o quarto caso da doença no país. Uma menina de 13 anos, sem sintomas de Covid-19, foi inserida na lista de casos confirmados. Ela esteve na Itália, de onde chegou no último domingo (1º). No final da tarde, o número informado em coletiva pela equipe do ministério subiu para oito. 

Segundo explicou secretário em Vigilância em Saúde, Wanderson de Oliveira, dois dos mais recentes casos confirmados em São Paulo tiveram contato com o primeiro diagnóstico da doença no país, um homem de 61 anos. Já o caso capixaba é de uma mulher de 37 anos, com histórico de viagem.

“Nos casos identificados até agora, no Brasil, a pessoa viajou ou teve contato próximo com o caso confirmado. Não temos transmissão comunitária, que é quando eu não consigo mais identificar quem foi o caso que originou aquele caso do doente”, declarou o secretário.

De acordo com o ministério, são 636 casos suspeitos em investigação laboratorial e outros 378 casos descartados após investigação laboratorial.

O Rio Grande do Norte segue com quatro casos suspeitos que aguardam confirmação laboratorial por parte do Instituto Evandro Chagas no Pará com prazo de até sete dias para liberação dos resultados.