EDUCAÇÃO EM DECADÊNCIA: rede municipal de ensino de Santo Antônio fica sem nota no IDEB

A qualidade da rede municipal de ensino de Santo Antônio está em decadência e expõe uma realidade preocupante. É o que revela o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2019, divulgado na última terça-feira, mostra que o município não atingiu os parâmetros mínimos nos anos iniciais do ensino fundamental para a divulgação da nota na avaliação. Em 2017, a rede municipal de ensino já havia registrado uma queda no indicador, caindo de 4.0 para 3.5, ficando abaixo da meta estipulada pelo Ministério da Educação, que estava estipulada em 3.9.

E o pior, a nota de 2019 do IDEB, sequer foi divulgada porque o município não atingiu os requisitos mínimos. Para o cálculo do índice, o MEC leva em consideração a taxa de abandono dos alunos e o nível de aprendizagem dos estudantes nas provas de português e matemática.

Notas das escolas municipais de Santo Antônio no IDEB. (Fonte: INEP)

O resultado no IDEB reflete diretamente no desempenho de cada unidade de ensino da rede municipal, uma vez que nenhuma escola conseguiu atingir a meta estabelecida. Exemplo disso, a escola Maria Umbelino de Melo, a maior instituição escolar no âmbito da rede municipal, despencou na última nota do IDEB divulgada em 2017, quando ficou com índice 3.4, o pior resultado desde 2009. Essa nota, inclusive, deixou a escola pela primeira vez abaixo da meta estipulada desde 2007 (conforme verifica-se na imagem acima extraída do site do Inep). Na avaliação anterior referente ao ano de 2015, a escola havia atingido a nota 3.9.