Edital do programa Mais Médicos prevê 74 vagas para o RN

O Ministério da Saúde publicou nesta terça-feira (18), o novo edital do Programa Mais Médicos para o Brasil. Ao todo, são 6.252 vagas em todo o país, sendo 74 distribuídas em 18 municípios do Rio Grande do Norte, todas para reposição e sem vagas de ampliação. Natal é a cidade com a maior destinação de médicos, com 32 profissionais, seguida de Nova Cruz, com seis.

Das mais de 6 mil vagas, mil são destinadas para a Amazônia Legal, com o objetivo de repor profissionais em localidades que deixaram de ser atendidas e expandir a atuação do programa nessa região que historicamente enfrenta dificuldades para fixação de profissionais na atenção primária.

Cada cidade recebeu um número limite de vagas e os municípios que desejarem participar deverão informar o total de profissionais que desejam receber. O Ministério da Saúde enviará aos municípios profissionais credenciados pelo programa.

O governo anunciou que pretende abrir outras 10 mil vagas até o final do ano, com contrapartida dos municípios. O valor das bolsas continuará sendo o mesmo oferecido atualmente pelo programa, de cerca de R$ 12,8 mil, além do auxílio-moradia, que varia de acordo com a região onde os profissionais atuarão.

Segue abaixo a lista de municípios do Rio Grande do Norte com vagas disponíveis no Programa Mais Médicos:

Acari: 2 vagas
Acu: 2 vagas
Alexandria: 1 vaga
Apodi: 1 vaga
Canguaretama: 1 vaga
Caraúbas: 2 vagas
Doutor Severiano: 1 vaga
Extremoz: 1 vaga
Ipanguaçu: 2 vagas
Boa Saúde: 1 vaga
Jardim de Piranhas: 1 vaga
José da Penha: 1 vaga
Lagoa de Velhos: 1 vaga
Lajes: 1 vaga
Macaíba: 5 vagas
Monte Alegre: 1 vaga
Mossoró: 3 vagas
Natal: 32 vagas
Nova Cruz: 6 vagas
Pureza: 1 vaga
Rafael Fernandes: 1 vaga
Riacho de Santana: 1 vaga
Santana do Matos: 1 vaga
São Francisco do Oeste: 1 vaga
São Miguel: 1 vaga
São Miguel do Gostoso: 1 vaga
Serra do Mel: 1 vaga
Touros: 1 vaga