Deputado que ‘fez o L’ é expulso do PL: ‘Momento de alegria’, justificou

O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, publicou uma foto mostrando o encontro com o deputado Yury do Paredão (PL-CE) e reiterando sobre a expulsão do parlamentar do partido. Costa Neto declarou na segunda-feira que havia pedido a abertura de um processo interno, após uma fotografia de Yury “fazendo o L” em agenda com ministros de Lula ganhar repercussão. O PL é a sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro, e se coloca no Congresso como oposição ao atual governo. Minutos após a publicação do presidente do PL, o deputado confirmou a expulsão em outra postagem. Ao GLOBO, ele justificou a fotografia.

O imbróglio sobre a expulsão se arrastava desde segunda-feira, quando a foto ganhou repercussão. O parlamentar cearense esteve em agenda com os ministros Paulo Pimenta (Comunicação Social) e Waldez Góes (Desenvolvimento Regional) na semana anterior, e posou para fazendo símbolo de apoio a Lula.

A reação de Costa Neto foi imediata, mas a reunião entre as partes só ocorreu nesta quinta-feira, em Brasília.

Sem dar mais detalhes, Yury do Paredão fez uma publicação minutos após a de Costa Neto, agradeceu o presidente da sigla pela oportunidade na eleição de 2022, e disse que segue como deputado “fazendo política com diálogo, respeito, sem radicalismo, com tolerância”.