Deputado do RN cobra redução dos juros: ‘O que falta para o BC parar de boicotar o País?’

Foto: TV Câmara / Reprodução

O deputado federal Fernando Mineiro (PT) cobrou nesta sexta-feira (16) a redução da taxa básica de juros no País, definida pelo Banco Central. Em publicação nas redes sociais, o parlamentar citou resultados da economia dos últimos dias e ressaltou que o ambiente impõe a redução da taxa.

“Nada justifica a manutenção dos juros altos pelo Banco Central: a inflação está desacelerando, com queda principalmente do preço dos alimentos; PIB do trimestre cresceu 4%; forte geração de empregos. O que falta pra autoridade monetária parar de boicotar o país?”, escreveu o deputado.

Nesta semana, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, falou sobre a possibilidade de reduzir a taxa de juros. Ele disse que os agentes de mercado estão precificando positivamente as medidas econômicas adotadas pelo governo Lula.

“O mercado está dando credibilidade ao que está sendo feito, o que abre espaço para uma atuação em política monetária lá na frente”, declarou o presidente da autarquia em encontro com empresários, promovido pelo Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV).

O mercado vive dias de euforia e otimismo. A inflação vem apresentando queda e nos últimos 12 meses está em 3,94%. Já o PIB, com salto de 21,6% na agropecuária, avançou 1,9% no 1º trimestre, surpreendendo os analistas. Além disso, no primeiro movimento do tipo desde 2019, a agência S&P divulgou uma melhora na perspectiva de crédito do País, registrando a estabilidade e as medidas fiscais anunciadas pelo novo governo.

98 FM