Defesa Civil Municipal atende chamado para retirada de enxame de abelhas no centro de Santo Antônio

A equipe da Defesa Civil Municipal de Santo Antônio foi acionada na tarde deste sábado (24) para realizar a retirada de um enxame de abelhas que estava localizada numa árvore na Avenida Lindolfo Gomes Vidal, no centro da cidade, nas proximidades do Hotel e Restaurante Continental. Ao chegar no local, a equipe imediatamente fez a sinalização e isolamento da área e acionou a Defesa Civil Estadual e também o Corpo de Bombeiros.

Uma equipe do Corpo de Bombeiros está se deslocando para realizar a retirada das abelhas e evitar incidentes com quem passasse no local garantindo a segurança da população.

Participaram da ação os agentes da Defesa Civil do Município: Coordenador José Heriberto, o secretario Thiago Ferreira e o representante do Setor Técnico Romildo Miguel.

O coordenador da equipe, Beto, alerta que quem se deparar com esse tipo de situação deve informar os órgãos competentes imediatamente. “Recomendamos que, quando algum munícipe se deparar com situações de enxame, sejam abelhas ou caixa de marimbondos, em via pública, não jogue nenhum objeto, nem mesmo água, para não espantar. Evite qualquer tipo de barulho próximo, e trafegue o mais longe possível, para evitar qualquer tipo de incidente”, informou.

Algumas recomendações à população:
– Nunca tente exterminar um enxame de abelhas ou a própria colmeia (queimando ou de qualquer outra forma), pois é crime ambiental, além de correr o risco de ser atacado;
– Nunca permita que pessoas não qualificadas (sem formação em apicultura), realizem a remoção ou o próprio extermínio de colmeias ou enxames;
– Não deixe que as abelhas construam sua colmeia, em suas residências, pois a abelha para defender o alimento, o mel, e principalmente, suas crias, elas atacam;
– Não jogue móveis velhos em terrenos baldios, pois, podem ser ocupados por abelhas e podem causar acidente em pessoas que estão limpando o terreno ou passando por eles.